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Segurança em redes sociais

Segurança em redes sociais Atualmente, o acesso às redes sociais já faz parte do cotidiano

Redes SociaisSegurança em redes sociais

Segurança em redes sociais

Segurança em redes sociais

Atualmente, o acesso às redes sociais já faz parte do cotidiano de grande parte dos usuários da Internet e, muito provavelmente, do seu. Você pode usar as redes sociais para se informar sobre os assuntos do momento e saber o que os seus amigos e ídolos estão fazendo, o que estão pensando e onde estão. Além disso, elas também são muito usadas para outros fins, como seleção de candidatos para vagas de emprego, pesquisas de opinião e mobilizações sociais.

As redes sociais possuem características um pouco diferentes dos outros meios de comunicação, como:

  • a rápida velocidade com que as informações se propagam;
  • a grande quantidade de pessoas que conseguem atingir;
  • a facilidade de acesso;
  • a grande quantidade de informações pessoais que apresentam;
  • a dificuldade de exclusão e controle sobre as informações divulgadas;
  • o tempo em que as informações ficam disponíveis;

O conjunto dessas características, somado ao alto grau de confiança que os usuários costumam depositar entre si, fez com que as redes sociais ganhassem grande popularidade e chamassem a atenção, também, de pessoas mal-intencionadas.

Por isso, para usar as redes sociais de forma segura, é muito importante que você esteja ciente dos riscos que elas podem representar e possa, assim, tomar medidas preventivas para evitá-los.

Riscos

Os principais riscos associados as redes socias são:

  • Invasão de privacidade;
  • Furto de identidade;
  • Invasão de perfil;
  • Uso indevido de informações;
  • Danos à imagem e à reputação;
  • Vazamento de informações;
  • Recebimento de mensagens contendo códigos maliciosos;
  • Recebimento de mensagens contendo phishing;
  • Instalação de programas maliciosos;
  • Acesso a conteúdos impróprios ou ofensivos;
  • Contato com pessoas mal-intencionadas;
  • Disponibilização de informações para criminosos, que as podem usar em tentativas de sequestro ou para furto de bens;

Cuidados a serem tomados

Preserve a sua privacidade, após uma informação se propagar, não há como controlá-la e aquilo que era para ser uma brincadeira entre amigos pode ser acessado por outras pessoas e usado contra você, agora ou futuramente.

  • Considere que você está em um local público, que tudo que você divulga pode ser lido ou acessado por qualquer pessoa;
  • Pense bem antes de divulgar algo, pois não é possível voltar atrás;
  • Use as opções de privacidade oferecidas pelos sites e seja o mais restritivo possível;
  • Mantenha seu perfil e seus dados privados;
  • Restrinja o acesso ao seu endereço de e-mail;
  • Seja seletivo ao aceitar seus contatos;
  • Não acredite em tudo que você lê;
  • Seja cuidadoso ao se associar a grupos e comunidades;
  • Seja cuidadoso ao fornecer a sua localização;

Proteja a sua vida profissional

Aquilo que você divulga ou que é divulgado sobre você pode ser acessado por seus chefes e companheiros de trabalho, além de poder ser usado em um processo seletivo futuro que você venha a participar.

  • Cuide da sua imagem profissional;
  • Antes de divulgar uma informação, avalie se, de alguma forma, ela pode atrapalhar a sua carreira e lembre-se que pessoas do ambiente profissional podem ter acesso aquilo;
  • Verifique se sua empresa possui um código de conduta e evite divulgar detalhes sobre seu trabalho;

Para empresas temos a solução Wave Server Enterprise que pode controlar estes acessos e ganhar produtividade nas redes sociais

Proteja o seu local de trabalho

Apenas ter um perfil não basta. É importante que alguns cuidados sejam tomados para que a participação nas redes sociais seja algo proveitoso e não algo que possa vir a ser usado contra a própria empresa.

  • Crie um código de conduta;
  • Informe os funcionários sobre as regras de acesso durante o expediente e sobre o comportamento esperado, referente a divulgação de informações profissionais (confidenciais ou não) e a emissão de opiniões que possam comprometer a empresa;
  • Faça campanhas de conscientização para os funcionários, informando-os sobre os riscos de uso das redes sociais;
  • Invista em treinamento, principalmente para os funcionários responsáveis pelo perfil da empresa;
  • Cuide da imagem. Observe a opinião de clientes e consumidores ou qualquer ação que envolva o nome da empresa, para que seja capaz de tomar atitudes em tempo de evitar algum dano à imagem da empresa;

Fonte: http://www.dgti.ufla.br/site/?p=661

 

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