Wave Corporate

Filtro Web e Monitoramento

Golpe no WhatsApp usa mensagem de voz para infecção

O ESET América Latina emitiu o segundo alerta desta semana para a disseminação de pragas virtuais que

Artigos e NotíciasGolpe no WhatsApp usa mensagem de voz para infecção
Golpe no WhatsApp usa mensagem de voz para infecção

Golpe no WhatsApp usa mensagem de voz para infecção

ESET América Latina emitiu o segundo alerta desta semana para a disseminação de pragas virtuais que utilizam o WhatsApp. O ataque da vez, segundo a especialista em segurança, utiliza um email que supostamente contém uma mensagem de voz enviada pelo serviço, mas que na verdade, esconde um aplicativo malicioso para roubo de informações e dados bancários.

O software da vez é o Zeus, uma das ameaças virtuais mais populares, mas que ainda consegue escapar da detecção por softwares antivírus. Para ouvir a falsa mensagem de voz, o usuário deve baixar um arquivo compactado que, ao ser aberto, traz um executável. Ao ser rodado, o software instala o malware e passa a coletar todos os dados digitados no teclado da máquina infectada.

Uma segunda rotina também é executada, de forma a limpar os rastros anteriores e eliminar o próprio aplicativo. O Zeus, então, passa a rodar de forma oculta no sistema, coletando os dados e os enviando aos criminosos pela internet.

Essa já é a segunda vez que bandidos virtuais utilizam um desejo constante dos usuários – uma versão do WhatsApp para o PC – para roubar dados. No começo da semana, o ESET América Latina já havia emitido um alerta justamente sobre esse assunto, com um email malicioso prometendo uma versão do messenger para computadores, mas na verdade, trazendo uma infecção às máquinas.
Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/whatsapp/Novo-golpe-no-Whatsapp-usa-mensagem-de-voz-para-infeccao/#ixzz2qgfLes2W

related posts